Notícias

Safra 2012 é comparada à safra 2005.

Safra 2012 é comparada à safra 2005.

Comparada a safra  de 2005, é isso aí, a safra 2012 recebeu uma ajuda da falta de chuva que contribui para essa qualidade da uva, então vamos aguardar a elaboração dos vinhos, estamos curiosos para ver como será explorado essa safra pelos enólogos, sei que virá muitos barris de carvalho da França e rolhas de Portugal para agregar qualidade aos vinhos, e nós consumidores prepararemos nossas taças, decanters e saca rolhas para estes vinhos.

Fonte : Fernando Schmeing. 

Vinhos da Campanha.

Vinhos da Campanha.

Berço da vitivinicultura no Brasil, o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos.

A região da Campanha, que recebeu seus primeiros vinhedos na década de 70 e expandiu-se ao final dos anos 90, situa-se no Paralelo 31 - o mesmo das melhores regiões produtoras de vinhos do mundo. Distingui-se pelo rigoroso inverno, luminosidade, amplitude térmica, solos privilegiados e poucas chuvas durante a maturação. A topografia de suaves coxilhas permite a mecanização da cultura e técnicas especiais de manejo do solo. Tudo isso favorece o amadurecimento pleno dos frutos, traduzindo-se em vinhos aromáticos, frutados, potentes e de boa graduação alcoólica natural. Características para um terroir perfeito nos harmoniosos e elegantes vinhos da Campanha Gaúcha.

Além disso, todos os vinhedos da região são cultivados no sistema espaldeira, que permite a produção de uvas de qualidade superior. Atualmente, a região é considerada um pólo de produção de vinhos finos.

Fonte: Associação dos Vinhos da Campanha.

Parceria com Michel Rolland.

Parceria com Michel Rolland.

Michel Rolland

O francês Michel Rolland é o enólogo mais influente do mundo, segundo o jornal The New York Times, e o mais importante especialista em vinhos do planeta nos últimos 25 anos, na avaliação da BBC de Londres. Rolland é uma unanimidade no mundo do vinho como um dos maiores especialistas do assunto de todos os tempos.  Graduado no Instituto de Enologia de Bordeaux, Rolland presta consultoria a mais de cem vinícolas de 12 diferentes países.
 Lançamentos:
Michel Rolland participou do lançamento dos seguintes vinhos, vinhos disponíveis na Vinho Expresso: RAR Viognier 2010 e RAR Pinot Noir 2010, do projeto de Campos de Cima da Serra, em parceria com o empresário Raul Anselmo Randon. O vinho Bueno Paralelo 31 safra 2009 e o espumante Bueno Cuvée Prestige 2009, ambos fruto de uma associação da Miolo com o famoso narrador esportivo Galvão Bueno. Foram apresentados também os novos vinhos da Serra Gaúcha, das vinícolas Miolo e Lovara, o Cuvée Giuseppe Chardonnay 2009Miolo Lote 43 2008Miolo Merlot Terroir 2009 e  Gran Lovara 2006, além do espumante Miolo Millésime 2009. Representando o terroir do Vale do São Francisco, foi apresentado o espumante Terranova Brut Rosé, o licoroso Terranova Late Harvest e o brandy Osborne, produzido na Bahia, em parceria com a tradicional empresa espanhola de mesmo nome. Representando a região da Campanha, foi apresentado o ícone do projeto Seival Estate, o Sesmarias 2008, e os vinhos da linha Quinta do Seival, o Castas Portuguesas 2008 e o Cabernet Sauvignon 2008.

Fonte: Miolo Wine Group.